Economia
Produção Agropecuária
A pecuária extensiva é a marca do médio e grande produtor, sendo que a pecuária de leite intensiva, inserida no contexto nos anos 70 tinha se mostrado como alternativa, tem passado por grandes dificuldades devido ao custo dos insumos.
Atualmente, a maioria da população ativa em Amargosa está inserida no setor primário, produzindo na agricultura as culturas de subsistência tendo a mandioca como a mais importante, com ênfase para banana, milho, feijão, fumo e amendoim, que são o sustentáculo da pequena produção. No cacau, café e a cana encontram-se a alternativa da pequena e da média produção.
Comercialização
Das várias formas de comercialização na região, a mais usual é a feira livre, destacando-se como centro de convergência da produção regional, onde se reúnem produtores, intermediários, caminhoneiros e outros agentes. A produção leiteira é beneficiada pelas micro-usinas de produtores ou comprada por usinas em Salvador e Cachoeira.
O café, cacau e o fumo são comercializados por armazém representantes de grandes empresas do ramo. Parte do café está sendo beneficiada por torrefadoras locais.
Comércio e Serviços
Amargosa tem uma boa estrutura no comércio. Há grandes supermercados, farmácias e drogarias, lojas de móveis e materiais de construção, revendas de veículos, etc. Na área de saúde, existem a Santa Casa de Misericórdia, clínicas particulares, centros de saúde da rede pública e o Hospital Geral de Amargosa.
Atividade industrial
As indústrias, em sua maioria, são pequeno porte, com a produção consumida no município e em outros circunvizinhos. São quatro as micro-usinas de leite em funcionamento e duas torrefações de café. As casas de farinha e olarias são de caráter artesanal, existindo mais de trinta casas no município.
Vale mencionar as serrarias e fábricas de móveis, que, apesar de artesanais, criam móveis de qualidade. Também destaca-se a implantação de uma unidade do pólo calçadista: a Daiby produz sapatos femininos, inclusive para exportação, e emprega aproximadamente 400 pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário